Continue a leitura noutro blog:
clicando sobre o endereço

José Hamilton Brito - GE - Vestígios de uma vida



Vestígios de uma vida
José Hamilton Brito
Saudade é uma palavra portuguesa ou da Galícia que não tem tradução em inglês. Descreve um estado de comoção profunda, uma melancolia. “ The Love that remain...”

...E como permanece.

Deve ser uma chatice ser inglês. Se a pessoa não sabe o que é saudade, como pode senti-la e sem sentir saudade, o que vale a vida?

Às vezes, tenho saudade de sentir saudade...   Correria, muita coisa ao mesmo tempo, uma engrenagem que não para e nem saudade você sente.

Hoje, “garrei“  a pensar no meu tempo de propagandista de laboratório farmacêutico. Você estuda para seguir uma profissão e Deus  escolhe  uma  outra. Acho que o Pai pensou:

-Zé Mirtho, você fez um bom curso de letras. Foi aluno da Cidinha Baracat, do Dr. Lázaro Penteado, do professor Adauto, de teoria da literatura, do mister Decker...Até latim você estudou no seminário, mas não leva jeito para o magistério. Vai para outro terreiro ..

Pensou e fez. Com o fim da Organização Geraldi, de gerente de uma concessionária Mercedes Benz fui trabalhar com propaganda de remédio.

- Mas como, Senhor, o que sei de remédio?

- Calma, bicho grilo, “xá”  Comigo que dou jeito.

O primeiro foi o Gross. Aquele que vendia o Atroveran, mas logo fui para um dos maiores do mercado, a Squibb  indústria Química. 

Passei pela Beecham, da família real inglesa e encerrei minha carreira na Biolab, um grande americano que englobava Stag, Searle, Laboratil, Andrômaco e uma linha da Monsanto. 

Se houve no mundo quem amasse a sua profissão, sou eu mesmo. Deixei de advogar para ser do mercado farmacêutico e eu tinha tudo para ser um bom advogado. Já tinha letras e fiz bom curso de Direito. Duvida? Pergunta pro China, lá da Chris,  pra Milena Rosa...

Mas a profissão de viajante estava mais de acordo com a minha personalidade, não havia um dia como o outro; cada um com um objetivo diferente para conquistar. 

Uma mordomia danada, os melhores hotéis, os melhores restaurantes... Muitas vezes a família comendo ovo frito em casa e eu numa grill qualquer   “brigando“ com um suculento filé e um vinho de primeira. Remorso? Nenhum. Não comiam por preguiça de fazer, pois na geladeira tinha de tudo, que o salário era muito superior ao de um professor, por exemplo.

Dei umas  encaradas na profissão. Uma delas em Salvador, Hotel Sofitel, lançamento de um antiinflamatório  e eu recém-promovido a supervisor. Indiquei para representar o meu grupo na simulada geral o ainda profissional Ailton Santos da Silva, há pouco admitido. Foi um brigueiro. Primeiro com o próprio e depois com o gerente geral.

-Hamilton, mando você  embora. Onde se viu mandar um novato para esse trabalho.

-Que novato? Ele tem mais hora de voo que muitos urubus daqui que eu conheço. Afinal, quem é o supervisor dessa joça?

Dizem que sou encrencado...E sou mesmo.

-É você, ele representa a equipe , mas você vai pra rua amanhã, seu... Qualquer coisa terminada em uta.

Bem, o Ailton foi o primeiro colocado na convenção, dentre mais de cinquenta  concorrentes entre os quase trezentos presentes na convenção. Na hora dos abraços, eu me mandei para o meu apartamento. Não demorou e apareceu o tal gerente.

-É. O cara é bom mesmo. Parabéns seu...

No outro dia, café da manhã na mesma mesa que o Moraes Moreira e o filho dele que depois se casou com a Sangalo. Quem poderia supor que aquele moleque iria “pegar” a bela cantora um dia.

Uma fria foi o lançamento do Citotec... Hotel Casa Grande, Guarujá, quase dez dias de estudo. Uma mordomia dos diabos.

O que era pra ser um grande antiulceroso se transformou em outra coisa por força de uma das suas características. Como vareta de rojão,  subiu em linha reta, explodiu lá em cima e desceu da mesma forma... E mais da metade do corpo de vendas foi pro olho da rua. Eu, na metade que foi.

Só que depois, fui convidado pra voltar. Um caso raro até então no mercado.


Ah! Deus. Se saudade matasse...



José Hamilton da Costa Brito, aposentado, pai de Fábio Luís que lhe deu a neta Dra.Letícia e de Luciana Mascarós que lhe deu o neto Dr.Diego e a pequena Pietra. Licenciado pela Instituição Toledo de Ensino em Letras e Direito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário